
amar-é-linha
imagem : amarelinhaobservatorio
Cartografia da Covid-19 a partir da Notificação das Mulheres no Distrito Federal
coordenação
Maribel del Carmen Aliaga Fuentes
integrantes
Carolina Pescatori Candido da Silva ; Erondina Azevedo de Lima ; Luiza Rego Dias Coelho ; Stephanny Alves da Silva
vinculação
Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI-UnB)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB)
Programa de Pós-graduação em Arq. Urb. (PPG-FAU-UnB)
descrição do projeto
Cartografia é um substantivo feminino, que significa a arte de fazer mapas geográficos ou topográficos, seguindo a premissa do substantivo feminino e da arte de fazer mapas que esta pesquisa se propõe a estudar e seguir o rastro da propagação do COVID-19 nas mulheres do Distrito Federal. Busca entender causas e consequências, seja na propagação, infecção, óbitos e toda a repercussão que a pandemia terá como forma de evidenciar diferenças e vulnerabilidades. O trabalho tem como objetivo gerar estudos e mapas sobre o território do Distrito Federal e relatórios para distinguir os problemas por faixa etária, geo-localização e infraestrutura urbana.
Os registro de notificação das pessoas com COVID-19 no Distrito Federal foi iniciado em 28 de fevereiro de 2020, com a investigação dos casos suspeitos e com atualizações diárias de novas suspeitas e confirmações. Neste primeiro momento os dados disponibilizados de forma oficial pelo Governo do Distrito Federal-GDF se limitava ao número de casos em investigação e aos casos confirmados. Com o avanço da doença e a necessidade de mais informações sobre as pessoas afetadas o GDF criou dentro do portal da transparência o portal COVID-19 que traz atualizações diárias sobre o avanço da doença no DF e disponibiliza para download os dados das pessoas infectadas com sexo, faixa etária, região administrativa de residência, estado de saúde e data de notificação.
A partir desses dados se tornou possível construir uma análise centrada nas mulheres e em como os vírus estão afetando elas. Nas análises entre os dias 04/05/2020 e 06/05/2020 foi possível identificar que a COVID-19 leva a óbito mulheres fora do Plano Piloto, apesar de ser a região com maior número de infectadas, que a taxa de mortalidade das mulheres (1,98%) está acima da dos homens (1,58%) e que a faixa etária das mulheres infectadas em maior número é entre os 30 e 39 anos. Todos os dados utilizados para análise são os disponibilizados de forma oficial pelo GDF através do Portal COVID-19.
Espera-se como produtos gerar mapas georeferenciados temáticos e diretrizes emergenciais para amenizar os impactos das COVID-19 entre as mulheres residentes no Distrito Federal, além de gráficos e textos em linguagem simplificada para a divulgação científica da pesquisa para a sociedade civil através de perfis específicos em redes sociais, tendo por objetivo a redução e refutação de fakenews e a disseminação de informações verificadas e de qualidade.
conexões