
a.t.h.o.s.
Assessoria Técnica
para o Habitar de Origem Social
coordenação
Cristiane Guinancio
integrantes
Andréa Prado A. Reis Liserre ; Anna Rachel Baracho E. Julianelli ; Chenia Rocha Figueiredo ; Gustavo de Luna Sales ; Ludmilla Moura de Souza Aguiar ; Luis Alejandro Perez Pena ; Maria do Carmo de Lima Bezerra ; Perci Coelho de Souza ; Vanda Zanoni
vinculação
Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI-UnB)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB)
Programa de Pós-graduação em Arq. Urb. (PPG-FAU-UnB)
descrição do projeto
O projeto ATHOS se propõe a atuar contra os impactos da COVID-19 para a população que vive em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações de caráter interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional. No âmbito da Habitação de Interesse Social (HIS), contempla os direitos constitucionais à saúde, à moradia e à cidade, que têm sido comprometidos diante da segregação socioespacial urbana, do estrangulamento de infraestruturas e da degradação ambiental. As famílias de baixa renda estão expostas a condições de precariedade, insalubridade e superlotação das suas habitações, o que potencializa a sua vulnerabilidade à contaminação pela COVID-19.
Pretende-se contribuir por meio da atuação em extensão, pesquisa e inovação. As iniciativas irão mitigar as condições de precariedade e vulnerabilidade dessa população por meio das seguintes Linhas de Ação: Melhorias Habitacioanis; Qualificação Urbana; Capacitação para o Processo Construtivo; Desempenho das Soluções Habitacionais; e Tecnologias Construtivas.
Os estudos e ações fundamentam-se no entendimento do “habitar”, que se realiza nas dimensões prática, simbólica e ecológica, pela satisfação de necessidades individuais e coletivas, nos âmbitos privado e público. Compreende-se que a vida das famílias não se limita à moradia, mas se realiza igualmente por interações sociais e pela satisfação de necessidades na vida urbana. Por isso abarca o espaço da vizinhança, do bairro e da cidade, que por sua vez se insere no ambiente natural, orientando-se por um padrão de interdependência e equilíbrio.
Fonte: GUINANCIO et al. Projeto ATHOS - Assessoria Técnica para o Habitar de Origem Social. ParticipAção: A Revista de Extensão da Universidade de Brasília, Brasília, ano 19, n. 34, p. 88-90, nov. 2020.
conexões